SINCOVAL
« página inicial
(43) 3342-3132

Notícias

SINCOVAL e ACIL, protocolaram hoje (14),novo ofício solicitando mudanças nos horários do comércio

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020

Na manhã de hoje (14/09) - o SINCOVAL e a ACIL, protocolaram junto a Prefeitura de Londrina, ofício para solicitar mudanças no horário do comércio em Londrina. A proposta é que as lojas de rua funcionem de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e aos sábados das 9 às 13 horas. E para os shoppings das 11:00 às 22:00 horas, de segunda-feira a sábado. A ampliação do horário é uma medida tomada justamente para evitar aglomerações de pessoas, já que com mais tempo de lojas abertas diminui a concentração de clientes em um mesmo espaço. 

Acompanhamos e analisamos medidas adotadas em cidades do mesmo porte de Londrina, que têm sido eficientes no controle da doença. Uma delas é o horário ampliado, no qual acreditamos que feito de maneira responsável e organizada, contribui para a redução do fluxo de pessoas nas lojas e na rua.

O próprio Tribunal Superior Eleitoral, após estudos, decidiu ampliar o horário de votação nas eleições municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da Covid 19, com o intuito de garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentem reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação. Pensamos da mesma forma em relação ao comércio. 

Conforme estudos realizados pelo Poder Público, o comércio não é o gargalo da pandemia do novo coronavírus na cidade. Um rápido levantamento apontou que o tempo de permanência de consumidores nas lojas de rua e shoppings fica entre 15 e 20 minutos, adotando medidas de distanciamento, higienização e uso de máscara.  

No entanto, uma preocupação é o número de pessoas no transporte coletivo. Em diálogo com representantes da CMTU, foi entendido que este horário que estamos propondo viria ao encontro das medidas eficientes para pulverizar o número de trabalhadores dentro dos ônibus, especialmente nos horários considerados de pico. Um teste importante e que se mostrou eficaz, de acordo com a Companhia, foi a ampliação do horário que fizemos nos dias 4 e 5 de agosto.  

Esperamos uma análise técnica e positiva do Poder Público. Temos orientado os empresários da cidade a cumprirem com rigor todos os protocolos de combate à Covid -19 estabelecidos pelos órgãos de saúde e ainda desenvolvido campanhas para consci

Acesse o ofício encaminhado pelo SINCOVAL e ACIL ao Prefeito de Londrina:

http://www.sincoval.com.br/richtext_files/Oficio_n._064_Prefeitura_-_Horario_do_comercio.pdf