Neste início da série de artigos aos clientes e parceiros, optei por abordar um tema que é muito falado no ambiente corporativo, está em conversas constantes que tenho com empresários de segmentos diversos e que, quando observo as empresas que lideram seus mercados de atuação, encontro este diferencial claro e evidente, sendo ao mesmo, deixado em segundo plano para as que se encontram um pouco abaixo da almejada liderança.
Estou falando do gestor de seu negócio, sendo esta, a figura do diretor, gerente, coordenador, supervisor, entre outros nomes que utilizamos para funções de liderança. Quando falamos de um mercado cada vez mais restrito e competitivo, redução do poder de compra de seu público – alvo e maior exigência em análises de crédito, precisamos estar atentos aos indicadores e controlar os mesmos com extrema maestria. Como tenho falado em meus reuniões e treinamentos in – company, além de obviamente tratar a exaustão este tema em clientes de consultoria, não podemos em hipótese alguma perder negócios ou parcerias por falta de preparação adequada e controle das variáveis de mercado. Isso passa diretamente por uma eficiente gestão de indicadores de seu negócio.
“Ok, Daniel. E porque o tema foi relacionado ao gestor de minha operação?” Esta pergunta pode parecer simples (parece óbvia a relação), porém ouvi a poucos dias em cliente potencial.
Vou comentar um pouco sobre o que tenho visto nas organizações em geral: gestores cada vez mais atuando como fiscais, observando o trabalho de sua equipe de maneira global, verificando apenas pessoas em suas funções operacionais e quando muito, resolvendo problemas pontuais. Reforço que, obviamente, isto se faz necessário, porém precisamos (e claramente sentimos falta) do profissional e da empresa que busca, de fato, acompanhar seu negócio, observar no detalhe as variáveis da sua operação e tenha capacidade de geri-las com maestria.
Em minha opinião, esta atribuição está diretamente relacionada a um gestor competente para a função ao qual foi designado, com visão holística, que tenha percepção necessária para gerir processos e pessoas, compreendendo amplamente como transformar os dados de seu negócio e as habilidades de seus liderados em resultados práticos, efetivos e com rentabilidade.
Um gestor que se diferencia no mercado, normalmente se atenta para os conhecimentos básicos que ele e sua equipe precisam possuir, como conhecimento de mercado, de seus concorrentes, do perfil de seu cliente, do cenário econômico atual (no sentido de criar soluções e não apenas para falar a famosa frase: “está difícil, o mercado está em baixa”), conhecer muito bem seu produto ou serviço e a partir desta visão “do todo”, trabalhar para gerar soluções e buscar o limite da produtividade de sua empresa.
Quando temos um gestor que não está apenas para “fiscalizar” e cobrar (nem sabe ao menos o que cobrar, pois não tem a percepção do potencial de seu negócio), observamos empresas mais ágeis, sempre se antecipando, buscando alternativas como treinamentos, novos produtos, novos canais de vendas, inovação tecnológica, entre outros tantos caminhos e oportunidades.
O resultado disso são organizações que, mesmo convivendo com a tão falada crise, crescem exponencialmente e criam oportunidades. Hoje tenho o privilégio de acompanhar operações que, neste cenário, seguem evoluindo, através da atuação inteligente de seus gestores, sendo estes recrutados com máxima responsabilidade e desenvolvidos continuamente (prioridade absoluta neste quesito).
Quero convidar você, empresário, a acompanhar o trabalho de seu gestor em suas atribuições e, aproveitar para lembrá-lo que você mesmo pode ampliar sua atuação frente ao seu negócio. Se antecipar ao seu concorrente, inovar, criar alternativas práticas e tangíveis faz parte de nossas atribuições. Experimente, ao invés de olhar apenas para a mídia, se atentar para pequenos indicadores de seu mercado e negócio.
Você, colaborador que tem a função de liderança, assuma seu papel como diferencial competitivo dentro de seu universo empresarial, transformando a experiência de seu cliente, de sua equipe de trabalho e atraindo grandes resultados.
Um abraço e até breve!
Daniel Tonzar