SINCOVAL

ENTIDADE REPRESENTATIVA DO COMÉRCIO VAREJISTA

LONDRINA E REGIÃO

NOSSA HISTÓRIA

Sindicato do Comércio Varejista de Londrina – Sincoval, nasceu da Associação Profissional do Comércio Varejista de Londrina, em 25 de setembro de 1969. A sede da Associação Profissional, presidida por Moacyr Wilson da Silveira Vallim, era no Edifício Centro Comercial, ocupando uma sala no 10º andar.

Devido à renúncia de alguns diretores, um mês após a posse, em 23 de outubro de 1969, observava-se a necessidade de uma nova eleição. Na ocasião, foi eleito novo presidente da Associação o senhor Amadeu Medeiros Pullin. Devido a este momento de mudança na diretoria, foi aprovada a transformação da Associação Profissional do Comércio Varejista de Londrina em Sindicato do Comércio Varejista de Londrina.

Em 13 de novembro de 1.969, o Sindicato muda sua sede para a rua Pernambuco, nº420. A partir daí, muitos avanços acompanharam a diretoria. Dentre estes, destacamos, em 1971, a emissão, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, da Carta Sindical do Sincoval, o que dava legitimidade a sua atuação, já que neste momento, além de Londrina, o Sincoval representava as cidades de Cambé e Ibiporã.

Três anos se passaram e, como ainda não possuía sede própria, em 1972, houve a necessidade de nova mudança de endereço, desta vez para rua Minas Gerais, nº 194, 1º andar, no edifício Autolon. Em 1974 com a morte de Amadeu Medeiros Pullin, um dos fundadores do Sindicato, toma posse Moacyr Wilson da Silveira Vallin, reeleito por mais três anos a frente do Sincoval.

Dois anos depois da posse, Silveira Vallin veio a falecer, fazendo Homero Alves da Silva concluir seu mandato até 1977, quando foi eleito Carlos Machado, durante nova mudança de sede para a rua Piauí, 61.

Com o aumento do número de associados, em 1979, novos investimentos foram realizados. O Sincoval publicava mensalmente o boletim “O Varejista”, salas foram ampliadas, aparelhos de telefonia adquiridos e foi inaugurado, oficialmente, o Ambulatório Medico e Dentista.

O proprietário da loja Armarinhos Paulista, Antonio Franco, assume a presidência do Sincoval em novembro de 1980 e, dois anos depois, a diretoria comprou um terreno de 1670,70 m², na rua Governador Parigot de Souza, 220, ao lado da Câmara Municipal custando aproximadamente 5 milhões de cruzeiros.

As obras foram iniciadas em 1984, tendo como finalidade a construção de 2.572,53 m² em quatro andares de construção, sendo no térreo a administração do Sincoval, no primeiro andar o setor de assistência médico-odontológico, no terceiro andar salas disponíveis para aluguel para outros Sindicatos Patronais e, por último, no quarto andar, onde possui uma vista panorâmica para o Lago Igapó, pretendia-se montar um restaurante-escola.

Em 1987, três anos após o inicio das obras, foi concluído o projeto que tornou o Sincoval um dos maiores Sindicatos do sul do País, posição que o Sincoval ocupa até os dias de hoje.

O presidente, Antonio Franco, foi reeleito algumas vezes e em 26/06/1991, veio a falecer em sua residência devido a problemas cardíacos. Assumiu a presidência o seu vice, Sinézio Scudeller, proprietário da loja Sinézio Magazine, terminando o mandato de seu antecessor no ano de 1992.

  • GESTÃO 1992/1995: Faouzi Rachid Nasser – Presidente

Em 14 de outubro de 1992, tomava posse o novo presidente do Sincoval, Faouzi Rachid Nasser, da empresa “Confecções Alamira”. Na mesma data de sua posse, iniciaram-se as obras de construção do Anfiteatro do Sincoval, espaço destinado a conferências, simpósios, cursos, entre outras atividades. O Anfiteatro foi inaugurado em 10 de outubro de 1995 e, na mesma ocasião, foi apresentado o painel “Firme e Forte Como Aço”, da artista plástica Letícia Faria, com significado na cultura comercial Fenícia antiga. Faouzi Rachid Nasser teve forte influência para construção e rápida finalização deste projeto.

  • GESTÃO 1996/1998: Igarassu Landucci Louzada – Presidente

Igarassu Landucci Louzada, proprietário da empresa “Confecções Cartola”, assume a presidência para o triênio 96-98. Com o apoio do Sincoval, foi fundada, em 13 de março de 1991, a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Londrina, com sede em uma das salas do Sincoval, no andar térreo. A posse da diretoria da Associação de Mulheres aconteceu em 1996, na gestão de Igarassu Landucci Louzada. Essa Associação tem como objetivo principal, desde o início, defender os direitos e interesses da mulher, nas várias atividades econômicas e profissionais.

O Sincoval juntamente com outros sindicatos, entidades e associações, criou em 04 de outubro de 1996, o IMALON – Instituto de Mediação e Arbitragem de Londrina, sendo escolhido para presidi-lo, o então presidente do Sincoval, Igarassu Landucci Louzada.

  • GESTÃO 1999/2001: Sinézio Scudeler – Presidente

A gestão de Sinézio Scudeler é resumida em luta pela flexibilização do Horário do Comércio. Scudeler tomou a iniciativa de criar a Comissão de Conciliação Prévia Trabalhista, baseada na Lei 9958/2000, que desde o início de jornada até o fim de seu mandado já havia atendido 1600 causas obtendo quase 700 acordos.

Além da criação da Comissão de Conciliação, Scudeler reformou a churrasqueira do Sincoval, para melhor atendimento aos associados; providenciou reforma e compra de alguns dos aparelhos utilizados no setor odontológico do ambulatório; Investiu na renovação dos programas de computador, entre outros.

Scudeler se empenha pela isonomia no horário do comércio e mantém, com dinamismo, sua tradicional loja no centro da cidade de Londrina.

  • Gestão 2001 a 2004 – 2004 a 2007: Uzier de Carvalho – Presidente

Uzier de Carvalho se empenhou com muita garra em todos os assuntos pertinentes ao comércio e à classe representada pela entidade.

A estrutura do Sincoval teve a maior reforma de sua gestão. Desde a inauguração da atual sede, nunca se viu tantas reformas e melhoramentos para os associados e funcionários. Carvalho movimentou a reforma de todo setor administrativo, das áreas de lazer e, principalmente, do setor médico-odontológico. Espaços reformados, equipamentos trocados, programas de computador atualizados, tudo sendo feito para o bem-estar e comodidade do comerciante associado.

Devido à necessidade de entrar em sincronia com os mandatos da Federação do Comércio do Paraná e da Confederação Nacional do Comércio, o período de mandato da diretoria foi estendido. Após todos os trâmites legais necessários, em Assembléia Geral Extraordinária, foi votada e aprovada a prorrogação do mandato para fevereiro de 2007, ou seja, dois anos a mais para a continuação deste sério e bem desenvolvido trabalho que foi realizado pelos diretores desta gestão no Sincoval.

GESTÃO ATUAL

Diretoria Executiva

Diretor Administrativo Suplente

Conselheiros

Conselheiros Suplente

Estrutura Física

AVISO IMPORTANTE

Estaremos em recesso

de 22/12 a 04/01

Desejamos a você e à sua familia festas abençoadas e um 2026 próspero, cheio de saúde, união e novas conquistas

Boas festas

Posso ajudar?